ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ARFOC-RIO
No dia 02/07, quarta-feira, Arfoc-Rio realizará a eleição da Diretoria, do Conselho Fiscal e dos Suplentes que irão administrar a associação até julho 2028.
A votação começará às 9 horas e terminará às 22 horas, na sede da associação, situada à Rua 13 de Maio, nº 23, salas 227 e 228, 22º andar, Centro, próximo do Teatro Municipal.
Poderão votar os associados repórteres fotográficos e cinematográficos Fundadores, Aposentados e Efetivos,
Para comemorar os 80 anos da Arfoc-Rio, em 2026, a diretoria pretende melhorar a comunicação da associação, a fim de defender e promover os profissionais, a profissão e o Jornalismo.
Entre as propostas está a veiculação de um novo site com destaque para exposições e vídeos, credenciamento e solicitação de vagas de estacionamento.
Também está previsto o ingresso da associação nas redes sociais, e um estudo de viabilidade econômica para a edição do jornal Paparazzi em versão eletrônica.
Consta ainda uma ampla reforma do estatuto redefinindo as funções do quadro de sócios com critérios que atendam às novas demandas da profissão. Também entrará na reforma as deliberações que hoje são obrigatoriamente presenciais passando a ser online, como eleições, assembleias, reuniões de diretoria, seminários.
A Diretoria continuará a combater os registros ilegais de jornalistas na função de repórter fotográfico e cinematográfico, obtidos sem cumprir o que determina o artigo 11 do Decreto 83.284/1979, que regulamenta a profissão de jornalista, e o credenciamento de pessoas que não comprovem o exercício da profissão.
A única chapa inscrita (chapa 1) é composta pelos seguintes associados:
Presidente: Alberto Jacob Filho
1º Vice-Presidente: Márcio Zimermann
2º Vice-Presidente: Marco Gomes
Secretário-Geral Gutemberg Brito
1º Tesoureiro: Hélio Araújo
2º Salvador Scofano
CONSELHO FISCAL
Paulo Balesteros
Everaldo D’Alverga
George Fant
Wellinton Fernandes
Alziro Xavier
SUPLENTES
Fernando Maia
Paulo Araújo
Estefan Radovicz
Carlos Trinta
José Maria da Silva Souza
