FOTOJORNALISMO PERDE ALCYR CAVALCANTI, AOS 84 ANOS

Arfoc-Rio e Arfoc-Brasil lamentam profundamente o falecimento do seu diretor e amigo Alcyr
Mesquita Cavalcanti, ocorrido hoje, dia 04, vítima de infarto.

Alcyr era formado em Filosofia pela UERJ e Odontologia incompleta pela Faculdade Nacional. Lecionou História e Filosofia no Instituto Lafayette, trabalhou nos jornais O Fluminense, O Repórter, Correio da Manhã, Última Hora, Diário de Notícia, Editora Vecchi, Tribuna da Imprensa, O Globo, O Dia, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil.

Foi presidente da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro ( Arfoc-Rio), de 1993 a 1995; diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, de 1995 a 1998; e diretor da Associação Brasileira de Imprensa por vários anos. Atualmente era presidente da Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc-Brasil) e integrante do Observatório da Violência Contra Jornalista e Comunicadores do Ministério da Justiça.

Um dos melhores e mais queridos profissionais de sua geração, acreditava que a fotografia era aprendizado e suor. “Não tem essa de ficar fora da cena. Para ele, era um erro tremendo os editores pedirem para que fotografasse de acordo com a visão deles”.

Neste momento de dor, manifestamos nossos sinceros sentimentos aos amigos e familiares.

O velório será no cemitério do Catumbi, amanhã, dia 5, às 11h e o sepultamento às 14h.

Irany Magno – Arfoc-PR
Roque Leônidas – Arfoc-BA
Luiz Armando Vaz – Arfoc-RS
Fernando Bizerra – Arfoc-DF
Jeferson Acevedo – Arfoc -SC
Alberto Jacob Filho – Arfoc-Rio