COMISSÃO DE FOTOJORNALISTAS SE REÚNE COM RODRIGO PAIVA, DA CBF

A comissão de fotojornalistas foi representada por Alcyr Cavalcanti, Diretor-Presidente da Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc-Brasil); Alberto Jacob Filho, Diretor-Presidente da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-Rio); pelo repórter fotográfico André Durão, representando os jornalistas de imagem da imprensa nacional, e Sérgio Moraes, representando os jornalistas de imagem da imprensa estrangeira.

A partir do próximo ano (2023), a CBF vai criar e incluir no regulamento o padrão CBF de condições de trabalho para os fotojornalistas no país, que inclui sala para transmissão com tomadas de energia e internet, tomadas de energia e internet no entorno do campo, banheiro e fornecimento de água próximos da sala para transmissão. 

O posicionamento dos fotojornalistas no entorno do campo na lateral oposto às cabines de TVs passa a ser permitido de forma gradual ainda este ano, e será definitivo em 2023 em todo o país.

Os critérios de credenciamento serão revistos, e os profissionais terão que se recadastrar na CBF, com o auxílio das Arfocs.

No entanto, o uso de guarda-chuva no entorno do campo continuará proibido, obedecendo a determinação da FIFA. A equipe de comunicação da confederação estuda a possibilidade de distribuir as capas de chuva para cobrir as máquinas fotográficas, os jornalistas de imagem e técnicos em todo o país.

Essas medidas foram acertadas na reunião ontem, 7 de outubro, para discutir a pauta de reivindicações dos fotojornalistas que fazem a cobertura das competições de futebol organizadas pela CBF, principalmente os campeonatos da série A e B. O encontro foi solicitado pela Arfoc-Brasil e a Arfoc-Rio. Da CBF, participaram o jornalista Rodrigo Paiva, diretor de Comunicações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Júlio Avellar diretor de competições CBF e assessores. A comissão de fotojornalistas foi representada por Alcyr Cavalcanti, Diretor-Presidente da Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc-Brasil); Alberto Jacob Filho, Diretor-Presidente da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-Rio); pelo repórter fotográfico André Durão, representando os jornalistas de imagem da imprensa nacional, e Sérgio Moraes, representando os jornalistas de imagem da imprensa estrangeira.