Abertura da exposição Marc Ferrez: território e imagem; 7 de dezembro, sábado, às 17h, no IMS

O Instituto Moreira Salles Rio convida para a inauguração da mostra Marc Ferrez: território e imagem. Com curadoria de Sergio Burgi, a exposição exibe um panorama da extensa produção de Marc Ferrez (1843-1923), um dos principais fotógrafos brasileiros do século XIX, cuja obra integra o acervo do IMS. Na abertura (7), às 17h, haverá uma visita guiada com o curador. O evento é gratuito e aberto ao público.

A retrospectiva, que abrange o período de 1867 a 1922, evidencia as múltiplas facetas da carreira de Ferrez, da sua atuação como fotógrafo oficial em projetos do Império à sua proximidade com a ciência e a engenharia, além da sua presença no ramo empresarial, especialmente na comercialização de equipamentos fotográficos e cinematográficos.

Sobre Marc Ferrez

Um dos principais fotógrafos brasileiros do século XIX, dono de uma obra que se equipara à dos grandes nomes da fotografia em todo o mundo, Marc Ferrez é o mais significativo autor do período no acervo do IMS. Preservados por seu neto, o pesquisador Gilberto Ferrez, os negativos de vidro e as tiragens produzidas pelo próprio fotógrafo compõem a maior parte da Coleção Gilberto Ferrez, composta por mais de 15 mil imagens e adquirida pelo IMS em maio de 1998.

Saiba mais

IMS Rio
Galeria principal
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro/RJ
Horário de visitação: de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h
Entrada gratuita