Raimundo Valentim

RAIMUNDO VALENTIM, O “OLHO DE ÁGUIA”

Raimundo Soares Valentim era um fotógrafo de olhar apurado. Tinha um “olho de águia”, percebia o essencial em detalhes quase imperceptíveis para os leigos, tinha o chamado faro jornalístico.  Era acima de tudo um bom e fiel companheiro seja nos plantões infindáveis, na cobertura de amenidades, na chamada “Hot News”, ou mesmo nos bares da vida para comemorar o sucesso estampado nas primeiras páginas, ou quem sabe para esquecer as mágoas das desditas da vida. Em todas as ocasiões o sorriso matreiro era sua marca registrada. Era um repórter-fotográfico completo, era um pau pra toda obra. Apesar de sua larga experiência sua característica era a humildade, tinha uma extrema paciência com os novatos os “focas” aqueles que ainda procuram a calandra para acelerar o fechamento dos jornais. Era ao mesmo tempo respeitado e idolatrado pelos novinhos que carinhosamente o chamavam de Mestre.  Apesar de possuir um alto domínio técnico não se vangloriava por isso, nem tripudiava com os menos esclarecidos, sabia como ninguém interpretar os fatos, sua leitura fotográfica era excepcional.

Fez curso de Comunicação Social na Faculdade Helio Alonso- FACHA e sua trajetória profissional começou no Jornal dos Sports onde se destacou na cobertura das partidas de futebol, depois  passou pelo O Dia, Jornal do Brasil quando foi convidado  para integrar a equipe  da sucursal da Agencia Estado no Rio de Janeiro. Carioca de nascimento adotou Manaus como seu lugar de coração.  Voltou para o Amazonas a convite de seu grande amigo Sebastião Reis que havia trabalhado com ele na sucursal do Estado de São Paulo no Rio de Janeiro, para ser editor de fotografia no jornal A Crítica de Manaus. Trabalhava também para a agencia internacional de notícias EFE em grandes coberturas na Amazônia.

Atualmente trabalhava na Secretaria de Comunicação Social-SECOM da Prefeitura de Manaus. Raimundo deixou três filhos de seus dois casamentos, Rafael, Carolina e Valentina. Rafael é também jornalista e segue os passos de seu pai, que foi um mestre do Fotojornalismo.

Raimundo Soares Valentim 1956/2018

Galeria de Fotos