FOTOJORNALISMO PERDE RAIMUNDO VALENTIM

FOTOJORNALISMO PERDE RAIMUNDO VALENTIM

Faleceu, nesta madrugada, o repórter fotográfico Raimundo Valentim vítima de câncer.

Paraibano, veio ao Rio estudar Jornalismo na Facha, e logo se transformou em um autêntico carioca, incorporando a “malandragem” e o jeito brincalhão típico dos nativos da cidade.

Creditam a ele a expressão “toca de ThunderCats”, atribuída ao departamento fotográfico da sucursal do Estadão no Rio, onde, segundo ele “só havia gato mestre”. Lá, ele trabalhava ao lado de Tasso Marcelo, Delfin Vieira e Otávio Magalhães.

Mundica, como era carinhosamente chamado pelos amigos, trabalhou no Jornal dos Sports, O Dia, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, A Crítica, O Estado do Amazonas e na Agência EFE. Como Secretário-Geral da ARFOC-Brasil, organizou os jornalistas de imagem no Estado do Amazonas, estabelecendo, entre outras ações, os critérios para a emissão do registro profissional.

A Arfoc- Brasil e a Arfoc-Rio manifestam os sinceros sentimentos de pesar à família e aos amigos pela perda prematura de Valentim. Mas temos a certeza de que ela estará sempre na história do fotojornalismo e em nossos corações.

Luiz Hermano – Diretor-Presidente da Arfoc-Brasil.

Alberto Jacob Filho – Diretor-Presidente da Arfoc-Rio.